Prefeitura de Sombrio inaugurou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na manhã do último sábado, dia 9. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Jorginho Mello (PL), a prefeita Gislaine Cunha (MDB), o deputado Tiago Zilli (MDB), o capitão da Polícia Militar Marcelo Faber, vereadores de Sombrio e o padre Fábio Roque.
A família de Pedra Martins da Silveira, que dá nome ao centro, também esteve presente, emocionando a todos com o testemunho. Dona Pedra foi moradora do bairro São Luiz e teve uma vida bastante atuante na comunidade sombriense. Sua neta, Talita, ressaltou emocionada a coincidência da data com a história da avó: “Hoje é dia de São Pedro. Minha avó foi batizada com este nome em homenagem a ele e hoje, ela faria 81 anos. Tenho certeza de que neste momento ela está muito feliz. Este é um grande presente para todos nós. Muito obrigada, em nome de toda a família.”
Durante a solenidade de inauguração, o governador Jorginho Mello destacou a importância do investimento em saúde mental e elogiou o trabalho da equipe do CAPS, parabenizando a todos, ressaltando sua importância para a população sombriense. "Esta nova sede é um marco na saúde mental de Sombrio. Com instalações modernas e uma equipe sempre dedicada, estamos garantindo o atendimento de qualidade para a população em um novo espaço", afirmou.
A prefeita Gislaine Cunha também ressaltou a relevância do centro para a comunidade. "Estamos comprometidos em oferecer um serviço de excelência nesta área tão importante da vida, que é a saúde mental. Obrigada ao governador Jorginho por mais esta parceria", declarou.
A nova sede do CAPS está localizada na Avenida Papa João XXIII, ao lado do Complexo Multiuso Municipal, no bairro Parque das Avenidas. A obra, que teve a assinatura de ordem de serviço em janeiro de 2023, foi concluída com um investimento de mais de R$ 1,861 milhão. O prédio de dois pavimentos possui uma área total de 681,12m² e está equipado com modernas instalações para melhor atender a população. São sete consultórios médicos, três salas para oficinas, refeitório, duas salas administrativas, sala de enfermagem, auditório, elevador acessível, cozinha, lavanderia, sala de arquivos e almoxarifado, além dos banheiros acessíveis, proporcionando conforto e acessibilidade aos usuários.
O CAPS Pedra Martins da Silveira é uma unidade especializada em saúde mental, que visa ao tratamento e à reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, além daquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Desde sua fundação em março de 2017, o centro vem realizando um trabalho humanizado e acolhedor com uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social, enfermeira e outros profissionais.