Após os estragos deixados no município de Sombrio devido ao tornado do final de semana, um Decreto de Situação de Emergência foi emitido pela Prefeitura Municipal e a Força Tarefa se reuniu para encaminhar as medidas da gestão.
Os sombrienses que tiveram problemas com o telhado de suas residências fizeram a retirada de lonas na Prefeitura durante todo o sábado e domingo. De acordo com informações da Secretaria de Obras, mais de cinco mil metros de lona foram entregues.
No domingo pela manhã iniciou o cadastramento para o recebimento de telhas, que registrou 306 famílias até o fim da tarde.
Nesta primeira etapa do cadastramento, foram solicitadas mais de 5.400 telhas e quase mil cumeeiras. Durante a madrugada de domingo famílias foram retiradas de casa no bairro São José, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros, quando o nível do Rio da Laje subiu rapidamente e invadiu residências.
O fenômeno que atingiu Sombrio na madrugada do último sábado parece se tratar de um tornado, de acordo com as informações da Defesa Civil e dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho. A conclusão foi tirada após compararem as imagens de satélite dos meteorologistas com as fotografias tiradas no município no dia seguinte. Os fortes ventos registrados foram destrutivos, arrancando e quebrando árvores em diversos pontos da cidade, além de destelhamentos e danos em prédios públicos, comerciais e residências.
De acordo com Piter, “Uma supercélula associada à passagem de uma frente fria e uma baixa pressão, foram responsáveis pela formação deste tornado.”