O Parque de Eventos Municipal de Santa Rosa do Sul recebeu, nesta quinta-feira, representantes da educação dos 15 municípios do extremo sul catarinense na 2ª Conferência Intermunicipal/Regional CONAE 2023 – AMESC.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, destaca que uma série de ações preparou o Colegiado de Educação para debate.
A presidente do Colegiado de Educação, a secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues, explica que esse sistema nacional define as competências comuns e confere a autonomia federativa, articula e distribui as responsabilidades entre os sistemas de ensino federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, e, orienta a atuação de todos em regime de colaboração. “É um espaço popular, democrático e participativo”.
O presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), e prefeito anfitrião, Almides Roberg Silva da Rosa, enfatiza a importância da educação e parabeniza os entes que agem e tornam a educação da região bastante qualificada. “E estas ações precisam ocorrer para que sigamos um caminho de ainda mais sucesso”.
No encontro os profissionais debateram sete eixos para serem encaminhados para o conferência estadual e definiram os delegados da região que estarão na próxima etapa.