Assim como muitos municípios catarinenses, Santa Rosa do Sul também teve seu território afetado pelas fortes chuvas que vem sendo registradas ao longo do mês de outubro e parte de setembro. Embora algumas obras de prevenção tenham evitado alagamentos em pontos habitados, o setor agrícola não escapou dos prejuízos.
Com auxílio de dados gerados a partir de um levantamento realizado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a administração municipal de Santa Rosa do Sul optou pela decretação de situação de emergência. O decreto, assinado em 16 de outubro, vai possibilitar que os agricultores afetados possam receber auxílio dos poderes públicos nas esferas municipal, estadual e federal. “Assim como em outros municípios da região, tivemos perdas consideráveis na agricultura, principalmente nas lavouras de fumo e mandioca. O decreto é uma forma de prestarmos auxílio aos agricultores afetados”, informa o prefeito Almides Roberg da Rosa.
De acordo com o levantamento da Epagri, que reuniu dados dos municípios das regiões Amesc e Amrec, somente em Santa Rosa do Sul foram mais de 200 propriedades que apresentaram perdas em decorrência das chuvas, somando R$ 12.150.843,22.