Fazia tempo que o PSD de Sombrio não garantia, nas urnas, uma vaga no Poder Legislativo. O último, e único, nesta nova fase do partido, havia sido Cesar Luchina, em 2012. Neste ano, o grupo que deixou o União Brasil, capitaneado pelo presidente Teco Silvério, conseguiu este feito com a eleição de Donisete Gubert. Em 2020, o mesmo grupo havia conseguido eleger Gean Albino pelo Democratas, antes da fusão com o PSL para formação do União Brasil. A legenda somou 1637 votos naquela ocasião. Desta feita, foram 1382.
O partido promete uma postura independente no Legislativo. "Queremos o melhor para nossa cidade e vamos trabalhar em prol da população", comenta o presidente Teco Silvério, valorizando a importância do grupo. "Cada candidato a vereador foi importante para garantir a cadeira do PSD e por isso haverá um rodízio entre os suplentes como forma de valorizá-los", completa.
Já Donisete Gubert antecipa qual será a linha de sua atuação. "Vamos trabalhar de mãos dadas com a população e fazer uma política inteligente, buscando melhorias para nossa cidade, sem deixar de fazer as cobranças que venham de encontro ao interesse do cidadão", finaliza.