A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio realiza um trabalho de monitoramento sobre a vacinação das crianças e adolescentes. O projeto que iniciou no final do mês de junho, verifica a situação vacinal de todos os alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil e escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópicas de Sombrio.
Foi observado, em muitos casos, o atraso na vacinação das crianças e adolescentes. Assim, as vacinadoras do município percorrem todas as escolas conferindo o atestado de vacinação de cada aluno. Quando houver atestado fora da validade ou mesmo a ausência do atestado, será necessário que os pais ou responsáveis regularizem a situação.
Se houver vacinas em atraso, é preciso regularizar para que seja fornecido o atestado de vacina. Este atestado tem validade, com dia, mês e ano, de acordo com cada idade de cada criança ou adolescente. Após a conferência e regularização, estabelecimento de ensino ganha um certificado, parabenizando pais e escola pela vacinação em dia de todos os alunos do local. Para os estudantes, há o certificado de superproteção de vacinas.
O atestado vacina é fornecido por um profissional capacitado, que verifica através da carteira de vacinação em mãos, se as vacinas estão em dia, de acordo com a idade e calendário nacional de vacinação.