PSDB de Balneário Gaivota formalizou um pedido de impeachment contra o vereador Fernando do Tide (PSD) alegando quebra de decoro parlamentar. O presidente do Poder Legislativo, Felipe Santos (PSDB), leu o requerimento durante a 6ª sessão ordinária de 2024, submetendo-o à votação do plenário, que aprovou a abertura da comissão processante por 5 votos a 3. Ela será composta por Anderson Joaquim dos Santos (PRD) presidente, Maria Leandro Nunes (PSDB) como relatora e José Enio da Silva (PP) como vice-presidente. A primeira sessão dessa comissão está marcada para a próxima segunda-feira, às 16h30min.
O PSDB justifica o pedido com falas do parlamentar ao longo de 2023 e 2024, desrespeito ao chefe do executivo municipal (Prefeito Kekinha), perturbação constante durante as sessões, uso de linguagem ofensiva para referir-se à administração pública, e interrupções agressivas a colegas vereadores.
O site jarbasvieira.com tentou contato com o presidente do PSDB, Nivaldo Machadinho, com o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Santos (PSDB), e com o próprio vereador Fernando do Tide (PSD) mas nenhum retornou o contato.
Para haver a cassação, é necessária maioria qualificada, ou seja, 2/3 dos votos. Vale lembrar que o PSDB já ensaiou protocolar o pedido de impeachment em 2023, fato consumado na última sessão.