Participação feminina ganha voz e protagonismo na CEPRAG
- Jarbas Vieira
- há 2 dias
- 1 min de leitura

A presença da mulher na Cooperativa de Eletricidade Praia Grande (CEPRAG) começou a ganhar força a partir da gestão do ex-presidente Hercídio Marciano Cardoso. Foi em seu mandato que, pela primeira vez, mulheres passaram a ocupar espaços importantes nos conselhos da cooperativa, marcando o início de uma nova fase de representatividade.
Tatiani Paulino de Faveri Homem foi uma das pioneiras dessa trajetória, atuando como conselheira fiscal entre 2003 e 2004. Luci Teixeira Lumertz também se destacou ao integrar o Conselho de Administração entre 2005 e 2009. E Noeli Rocho Lummertz foi a primeira mulher a representar a CEPRAG como Delegada junto à Fecoerusc, entre 2005 e 2009, abrindo caminhos além dos limites da cooperativa.

Hoje, essa história continua viva e ainda mais forte sob a liderança do atual presidente, Patrique Alencar Homem, que tem se mostrado um grande incentivador da equidade e da valorização da mulher no cooperativismo. É na gestão dele que vemos um marco inédito: Cinco mulheres atuando ativamente na governança da CEPRAG. São elas: Karen Rodrigues Miranda da Silva, Silvia Regina Teixeira Christovão, Susana Boeira Scandolara,
Roselene da Rosa Silva Oliveira e Jucilei Pedro Francisco.
"Mais do que nomes em cargos, essas mulheres representam força, competência e a certeza de que o cooperativismo cresce quando há espaço para todas as vozes. Na CEPRAG, a participação feminina é história, presente e futuro", comenta o presidente Patrique.