Municípios de Passo de Torres e Balneário Gaivota estão entre os envolvidos no polêmico caso da compra dos kits de saúde bucal, através do programa Crescer Sorrindo, denunciado, em 2023, pelo deputado estadual Sérgio Guimarães. Foram pagos quase R$ 600,00 por cada kit como este, mostrado por um morador de Balneário Gaivota. Há a promessa de uma capacitação a distância para os professores que, se foi realizada, não teve a devida divulgação.
Passados mais de seis meses da denúncia, os desdobramentos do caso, em âmbito local, foram diferentes. Em Passo de Torres foi aberta uma CPI, pela Câmara de Vereadores, que está próxima de ser finalizada. Segundo o relator, o vereador Fom (MDB), após as diligências e análise das informações, o relatório final está sendo concluído e será votado em plenário. Em caso de aprovação, a documentação será encaminhada ao Ministério Público.
Já em Balneário Gaivota, a CPI não vingou. O vereador Fenando do Tide (PSD) apresentou o requerimento ainda no ano passado para o antigo presidente, vereador Paulinho (PRD), que antecipou sua saída. Sob a gestão do atual presidente, Felipe Santos (PSDB), o rito não teve prosseguimento. Neste intervalo, a Câmara se ocupou com o pedido do PSDB para cassar o mandato do vereador Fernando, por quebra de decoro parlamentar, tendo a votação suspensa pela Justiça.