A inteligência artificial foi acionada para rebaixar o nível da pré-campanha em São João do Sul. Um vídeo produzido com a nova ferramenta retrata com viés pejorativo os pré-candidatos a prefeito e vice Alex (PP) e Ismael (PSD), bem como eleva a categoria de "heróis" os pré-candidatos Betinho (PL) e Márcio Grei (MDB). O site jarbasvieira.com tem posição definida com relação ao uso da inteligência artificial para a difamação de qualquer cidadão, sendo contra esta prática.
O combo "crítica ao adversário e elogio a um pré-candidato" faz recair sobre o PL a suspeita de produção do material. Obviamente, ninguém assumirá a autoria do vídeo, uma vez que há penalidades para tal. Curiosamente, Alex informou ao site que, recentemente, foi procurado por um empresário que oferecia os mesmos serviços, mas recusou de imediato. "Nosso planejamento de fazer uma pré-campanha e depois uma campanha limpa e propositiva continua. Esta é a mensagem que estou passando a nossos apoiadores", informou, após a divulgação do vídeo.
Deixando claro o repúdio ao mecanismo utilizado para a produção da peça, que insere imagens das pessoas em contextos aleatórios, é preciso ressaltar dois erros infantis na estratégia pensada pelos autores: O primeiro é quanto ao contexto local. Alex, Ismael, Betinho, Márcio, Moacir, Clóvis e outros citados na produção, até muito pouco tempo faziam parte do mesmo governo. Isto para o eleitor mais esclarecido, não dá direito a nenhum dos lados de aumentar a "dosagem da crítica", uma vez que todos conviveram (bem) a trabalham juntos por um bom tempo. Betinho inclusive foi vice de Alex em um de seus mandatos. O segundo erro é conceitual. Chamar Betinho de "Frei Beto" atrela o nome do bolsonarista (em tese do campo conservador) ao do pensador progressista, que inclusive é amigo pessoal do presidente Lula. Um erro imperdoável para quem é de direita, ou, vendeu o vídeo dizendo que sabia o que estava fazendo.
Depois de duas eleições quase que protocolares, o povo de São João do Sul não merece uma campanha nesse nível. É preciso que os envolvidos no processo tratem a população com mais respeito!