Uma declaração da vereadora de Balneário Gaivota, Maria da Saúde (MDB), não foi bem digerida pelo comando do partido. Aproveitando a presença do prefeito Everaldo Kekinha (PSDB) na sessão, Maria disse que estará com o tucano até o fim (veja o vídeo), o que motivou a decisão da executiva emedebista, que planeja ter candidatura própria ao Executivo.
Desde o ano passado, o MDB desembarcou do governo Kekinha, porém, a vereadora Maria, única parlamentar do partido, sempre manteve-se fiel ao prefeito. Um fato que irritou ainda mais os emedebistas foi que o tucano citou o apoio de parlamentares como Zé Milton (PP) e Daniel Freitas (PL), não nominando recursos conquistados pelo MDB, através de seus deputados.
Nos próximos dias a vereadora deve ser notificada oficialmente da abertura de processo disciplinar no Conselho Ética, o que pode acelerar sua saída do partido, tendo o PL ou o PSDB como destinos prováveis. Se fizer a troca no período da janela, entre 7 de março e 5 de abril, Maria elimina o risco de perda do mandato. Caso permaneça, estará sujeita a decisão do Conselho.