Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul será palco da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (RedGeoLaC). O evento faz parte das celebrações pelos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO e reunirá especialistas de renome internacional para debater temas como geoconservação, turismo, educação e desenvolvimento sustentável.
Com atividades distribuídas em sete municípios do Geoparque (Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina), a conferência também representa uma oportunidade de aproximar a população local dos Geoparques Mundiais da UNESCO, promovendo conhecimento e troca de experiências entre os participantes. A comissão organizadora é formada por representantes do Geoparque, Sebrae e Ulbra Torres. A iniciativa conta com o apoio da Embratur e das Secretarias Estaduais de Turismo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ao longo dos últimos meses, o Geoparque e o Sebrae desenvolveram uma série de ações estratégicas de qualificação do trade turístico com foco na preparação para o evento, envolvendo os empreendimentos que participam da Georrota Cânions do Sul.
De acordo com a organização do evento, mais de 500 pessoas já estão inscritas para participar da programação. Entre os países confirmados, estão representantes de geoparques do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador e Costa Rica. O evento contará também com palestras de lideranças da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN), da Grécia, Portugal e França.
A abertura oficial da Conferência será realizada no dia 6, às 19 horas, em cerimônia aberta ao público, na Rua Coberta junto à praça central de Praia Grande (SC). A programação técnica que ocorre no campus da Ulbra, em Torres (RS), inclui atividades como palestras, painéis temáticos, mostra de trabalhos científicos e educativos.
Destaque especial também para a ExpoTur GeoInova, feira com foco em turismo, cultura, sustentabilidade e inovação nos Geoparques. No dia 9, acontecem as visitas técnicas a geossítios em todos os municípios do Geoparque.
Para mais informações, acesse:conferenciageolac.com