Conheça o novo Complexo de Saúde Mental do Hospital de Praia Grande
- Jarbas Vieira
- há 6 dias
- 2 min de leitura

O sul de Santa Catarina ganhará, até o final de 2025, uma nova referência em atendimento psiquiátrico: o Complexo de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Previsto para ser inaugurado em novembro, o espaço contará com 30 leitos destinados a pacientes do SUS e uma estrutura moderna, projetada para aliar tratamento especializado e bem-estar.
O novo prédio, anexo ao hospital, oferecerá ambientes que vão além da internação tradicional, promovendo acolhimento e qualidade de vida aos pacientes. Entre os destaques estão a academia, um auditório com telão e capacidade para 120 pessoas e um terraço com área de jardinagem. Além disso, a ampliação do número de oficinas terapêuticas trará atividades como contação de histórias, yoga e musicalização, complementando a rotina dos pacientes com estímulos que favorecem a recuperação.
Humanização do atendimento
Para o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, o foco principal do novo complexo é fortalecer a humanização no atendimento.
“Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde os pacientes possam se sentir motivados no processo de tratamento. Desde a simples mudança de sair do quarto para fazer a alimentação no refeitório até a participação em oficinas que estimulam autonomia e interação social. A estrutura e as atividades propostas são ferramentas terapêuticas para a plena recuperação, promovendo equilíbrio emocional e reinserção na sociedade”, destaca.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido para garantir o conforto e a privacidade dos pacientes. O complexo contará com sala de televisão, espaços para reuniões individuais entre profissionais e pacientes, uma sala de reuniões coletivas, além de alas separadas para homens e mulheres.
“Desde a chegada, cada paciente será acolhido com toda a privacidade necessária, incluindo consultórios individuais para o primeiro atendimento. Esse novo complexo vem suprir uma demanda crescente na área da saúde mental, oferecendo um serviço qualificado e especializado”, explica Gonçalves.
Ampliação e qualificação da equipe
Com a expansão, o hospital aumentará a capacidade de internação em 12 leitos, totalizando 30. Para garantir um atendimento ainda mais completo, a instituição também investirá na qualificação e no crescimento da equipe multidisciplinar. O novo quadro contará com pelo menos cinco médicos psiquiatras, quatro psicólogos, dois assistentes sociais, além de profissionais como educador físico e massoterapeuta.