top of page
Foto do escritorJarbas Vieira

Como o site previu, PL da Amesc contribuiu pouco para a meta de Jorginho Mello!



No dia 28 e fevereiro escrevi um post onde comentei que o PL da Amesc iria contribuir pouco com os planos do governador Jorginho Mello de fazer com que o partido conquistasse 100 das 295 prefeituras catarinenses. A postagem pode ser lida neste link: Radiografia mostra que PL de Amesc deve contribuir pouco para a meta de Jorginho!


Por pouco o governador não chegou lá, foram 90 prefeituras conquistadas, fazendo com que o PL se tornasse o vencedor (neste quesito) desta eleição. Na média, 30% das prefeituras catarinenses ficaram para o partido. Na Amesc, como previsto pelo site, o desempenho foi bem menor. Das 15 prefeituras, o partido manteve as duas que estavam sob seu comando (Ermo e Meleiro), um percentual de 13,33%. A título de comparação, com esse desempenho o PL conquistaria 40 prefeituras no Estado, ficando atrás de MDB, PP e PSD. Nas demais candidaturas lançadas, a siga só foi competitiva em São João do Sul com o professor Betinho, que tinha o MDB como vice.


No geral, como mostrado no Mapa do Poder publicado no início desta semana, o desempenho do PL da Amesc foi apenas um pouco superior ao do PSDB, ambos com dois prefeitos e dois vices. A vantagem dos liberais ficou no número de vereadores: 18 contra 15 dos tucanos. Pouco para quem tem o governo do Estado e a franquia do bolsonarismo em Santa Catarina.


Diante desses números não será surpresa caso o governador promova mudanças na coordenação regional do partido, procurando uma liderança com maior envergadura política e capacidade de aglutinação. Até porque, será o seu destino político que estará em jogo na próxima eleição.

Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Perkins.jpeg
Eskimo2.gif
Convite Site.jpg
bottom of page