Deputado estadual Zé Milton (PP) apresentou uma indicação que foi aprovada, em Plenário, nesta quarta-feira (18), com o objetivo de amenizar o impacto financeiro das famílias afetadas por cheias no estado.
A sugestão apresentada ao Governador do Estado Jorginho Melo e ao Diretor-Presidente da Casan, Edson Moritz, é de que a Companhia adote uma política de cobrança em que, no primeiro mês após eventos de cheias, os residentes afetados sejam cobrados com base no consumo médio de água no mês anterior ao evento.
Para o parlamentar a abordagem tem o potencial de aliviar o ônus financeiro sobre as famílias em um momento de crise, proporcionando um respiro econômico. Além disso, incentiva a conservação da água em períodos normais.
Durante e após eventos de cheias, as famílias enfrentam desafios significativos que vão além dos estragos físicos. Muitas vezes, elas precisam remover lodo de suas casas e restaurar a normalidade, requerendo um consumo considerável de água. No entanto, esses custos extras se tornam pesados às famílias que já estão lidando com os prejuízos causados pelas enchentes”, defendeu Zé Milton.
A aprovação da indicação é importante para mitigar os impactos financeiros das cheias, como destacado por Zé Milton. “Acreditamos que teremos uma resposta positiva do Governo a esta iniciativa. É fundamental que as famílias tenham suporte nesses momentos difíceis, e a implementação da política de cobrança diferenciada pode ser auxílio significativo”, finalizou Zé Milton.