Deputada federal Júlia Zanatta (PL) usou suas redes sociais no final de semana para denunciar, segundo título de seu post, um alerta de doutrinação, no Colégio Iemes de Sombrio. A publicação, com intuito de apenas arrecadar likes e manter abastecidos seus seguidores com pautas ideológicas, mostra o quão pouco a parlamentar entende sobre os temas abordados: escolas, religião e democracia...
É preciso destacar que a foto em questão já circula há semanas nos grupos de whatsapp dos pais da escola, causando bastante polêmica. Até aí, tudo normal, já que os pais dos filhos matriculados, pertencentes a comunidade escolar, podem opinar sobre o tema, mesmo que, do ponto de vista legal, nada de errado tenha acontecido. O que causa indignação é uma deputada federal querer tirar proveito do assunto e, em contrapartida, denegrir a imagem de uma instituição que há décadas presta relevantes serviços a comunidade sombriense.
Sombrio é uma cidade pequena, com poucos espaços para reuniões. Não tenho dúvidas de que o empréstimo do auditório para um encontro partidário, em horário diferente do período escolar, em nada reflete apoio do IEMES aos assuntos abordados. Peças de teatro, stand-ups com conteúdo para maiores de 16 anos também já foram feitos no local, repito, fora do horário escolar. Querer vincular isto ao conteúdo passado em sala de aula é uma grande maldade. Além do mais, o direito a reunião política está garantido pela Constituição Federal, coisa que as "Irmãs" parecem saber e a nobre deputada federal desconhecer.
Também é importante lembrar a deputada que para ser cristão não basta apenas fazer uso de uma corrente com crucifixo no peito. É preciso cultivar os valores ensinados por Cristo que sempre aceitou à todos, sem distinção, com tolerância e amor. E estas são marcas da Instituição de Ensino que a parlamentar buscou denegrir.
Por fim, Sombrio tem uma série de questões que a deputada, por dever, poderia contribuir. A Lagoa está secando, a ligação com Balneário Gaivota está defasada, o hospital carece de novos equipamentos. São pautas quem não rendem tantos likes, mas efetivamente, mudarão a vida das pessoas.